Festejos juninos de Gravatá superaram todas as expectativas

A Prefeitura realizou reunião pública na quarta-feira dia 10 de julho para apresentar relatório sobre a movimentação e resultados do evento. Um milhão de pessoas teria visitado a cidade nesse periodo .

Na avaliação da Prefeitura de Gravatá, o evento do São João em nossa cidade atraiu mais de 1 milhão de pessoas, movimentou o comércio local e registrou números positivos nas áreas de saúde e segurança.
O balanço oficial foi apresentado quinta-feira (10), no Hotel Três Palmeiras, em reunião com os Conselhos e de Turismo, com a presença do vice-prefeito João Paulo de Lemos, dos secretários Marllon Lima e Rodolfo Lima, além de representantes da Polícia Militar e de diversas secretarias e autarquias municipais, além de fazedores de cultura e imprensa.
Segundo o relatório final do Evento, o município se consolidou como um dos principais destinos juninos do Brasil. Realizado durante todo o mês de junho, o evento atraiu mais de 1 milhão de pessoas e foi marcado por uma programação diversificada, que fortaleceu a identidade cultural local e impactou diretamente a economia, o turismo e os setores de segurança e saúde e de Cultura.
No quesito segurança, o São João foi considerado o mais seguro da história recente do município. A 5ª CIPM registrou 604 lançamentos de efetivo, número 43,9% maior do que em 2024. Não houve ocorrências registradas e a estrutura contou com policiamento preventivo em todos os polos oficiais: Pátio de Eventos, Mercado Cultural, Polo da Sanfona e Polo do Cruzeiro. A Vigilância Sanitária também realizou 200 inspeções durante o período, com apenas 16 notificações, e aplicou 270 doses de vacinas nos pontos de apoio.
Na área da saúde, foram contabilizados 497 atendimentos, dos quais 220 no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, 206 no posto médico do Pátio e 71 nos demais polos. A maior parte dos atendimentos foi de natureza clínica, com casos leves, o que reforça a eficácia da estrutura preventiva montada. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a programação.O impacto no comércio local foi expressivo. A pesquisa da Empetur com os comerciantes revelou que 100% deles consideraram o São João positivo para os negócios, e 95,1% disseram que pretendem contratar mais funcionários nas próximas edições. Em relação às vendas, 54,9% dos entrevistados registraram um aumento de 80% a 100%, enquanto 31,3% relataram crescimento de 50% a 80%. Além disso, a maior parte dos estabelecimentos disse que teve que aumentar o estoque em até 100% para dar conta da demanda. Já no setor turístico, a permanência média dos visitantes foi de 3,74 dias, com gasto diário médio de R$643,98 (turistas) e R$873,55 (excursionistas). Dos entrevistados, 87,2% consideraram Gravatá uma cidade referência em tradição junina e 94,33% afirmaram que pretendem voltar em 2026. Outro dado importante foi que 82,5% dos turistas vieram de outras cidades e 75% ficaram hospedados em Gravatá movimentaram pousadas, hotéis, casas de aluguel e resultado.

Publicar comentário